Ajuda:Conteúdos

De STwiki
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Boas Vindas

Bem Vindo ao projeto de Portal de Conteúdo e Conhecimento da SOFtran. Aqui você encontrará as orientações básicas para dar os primeiros passos neste Portal de Conteúdo e prestar a sua colaboração.

Para ajudar você, foram criados alguns modelos de artigos já pré-definidos, aos quais você pode copiar o código fonte e inserir no sua nova página, conforme o tipo de informação que deseja inserir.

Também estão relacionadas as dicas de como criar tópico, índices, inserir imagens, configurar fontes, cores e tamanhos. Procure seguir esta dicas para que os artigos fiquem padronizados, facilitando a leitura e posterior edição.


Visão Geral

Painel de Navegação Lateral:

  • Navegação:
  1. Página principal – Vai para a primeira página do Portal de Conteúdo SOFtran.
  2. Mudanças recentes – Esta página exibe todas as mudanças que páginas do Portal sofreram ao longo do tempo.
  3. Página aleatória – Exibe uma página ao acaso que compõe o Portal.
  4. Ajuda – Manual de como utilizar o Portal de Conteúdo SOFtran.


  • Ferramentas:
  1. Páginas afluentes – Clique em uma página que você quer visitar, e depois clique nesse link. Você obterá uma nova página, gerada pelo próprio Portal, que mostra quais artigos têm um link para a página que você está vendo agora, assim como as páginas que estão vinculadas a ela. Caso uma página não possua afluentes, ela é uma página órfã – uma página à qual não se pode acessar através de nenhuma outra página.
  2. Alterações relacionadas – Entre em uma página, clique nesse link e serão exibidas as alterações mais recentes de páginas que possuam um link para outra página.
  3. Páginas especiais – São relatórios gerados pela wiki para que os administradores possam acompanhar todo o funcionamento do sistema.
  4. Versão para impressão – Clique em uma página que você quiser ler e clique nesse link. Será gerada uma página formatada para impressão.
  • No topo da página, você tem links como:
  1. Login – Página para acessar o Portal.
  2. Preferências – Configurações do usuário.
  3. Páginas vigiadas – Páginas que irão ser acompanhadas pelo sistema do Portal. Caso elas sejam alteradas o usuário é informado.
  4. Contribuições – Lista de alterações feitas por você no Portal: data, hora, página que foi alterada, entre outros.
  5. Sair – Sair do Portal.

Importante

Antes de inserir artigos, acesse o link Preferências, no canto superior direito do Portal, para configurar sua Assinatura e verificar o fuso horário.

Configure sua assinatura conforme a figura abaixo:

ConfigAssinatura.png


Configurar Fuso Horário:

ConfigFuso.png


Na guia de Dados do Usuário, proceder com confirmação de e-mail. Um link será enviado para o usuário para confirmar sua caixa postal.

ConfigEmail1.png


ConfigEmail.png




  • Abaixo dos links do canto superior direito do Portal, temos ainda:
  1. Vigiar – Entre em uma página, e clique nessa opção. Você será notificado de qualquer alteração nessa página. Caso você clique na opção Desinteressar-se, essa página sairá da sua lista de páginas vigiadas.
  1. Caixa de texto – Informe aqui o que deseja encontrar. A ação depende de qual botão que você clicar:
  2. Botão Ir – Você será direcionado à página cujo título é igual informado na caixa de texto.
  3. Botão Pesquisar – Será feita uma pesquisa, e apontar as páginas que contém a sentença que você colocou na caixa de texto.
  4. Ler - Página onde você tem acesso aos artigos.
  5. Editar - Se você estiver logado e tiver permissão, pode alterar o artigo selecionado.
  6. Ver Código Fonte - Se você não estiver logado ou não tiver permissão, poderá apenas ver e copiar o código fonte.


Editor WIKI

O editor do Portal de Conteúdo SOFtran é propositalmente simples, mas tem recursos que facilitam a edição rápida de documentos. Quando você cria ou edita uma página você verá uma janela de edição igual a figura abaixo:


Editorwiki.png


As marcações são feitas com comandos simples, algumas TAGs HTML são aceitas, como pode ser visto nos modelos já prontos. Vamos descrever os botões que estão no topo da caixa:

  1. Bold, ou negrito: Selecione um texto e clique nesse botão, e ele será apresentado em negrito quando a página for salva. Ex.: Um texto como: '''Negrito''' será apresentado como: Negrito.
  2. Itálico: Selecione um texto e clique nesse botão, e você o terá em itálico quando a página for salva. Ex.; Um texto como: ''Itálico'' será visto como: Itálico.
  3. Link interno: Ao clicar nesse botão, você verá o seguinte texto: [[Título do link]]. Este é o link usado para vincular palavras a outras páginas do Portal de Conteúdo SOFtran. Para isto, basta substituir a frase Título do link pelo título da página da wiki que você quer vincular.
  4. Link externo: Ao clicar nesse botão, você verá o seguinte texto: [http://www.example.com título do link]. Se você quiser estabelecer um link entre uma palavra e uma página que está fora da wiki, você deve substituir a URL http://www.softran.com.br pela URL da página que você quer vincular, e título do link é a palavra que será o link. Exemplificando, quando você escreve [http://www.softran.com.br/ SOFtran] você obtém SOFtran.
  5. Seção de nível 2: Ao clicar nesse botão, você terá o seguinte texto: == Texto do cabeçalho ==. Ao usar esta marcação, este texto será destacado como uma seção do documento, um Cabeçalho.

  6. Ignorar formato wiki: Ao clicar nesse botão, se você quiser que uma parte do texto seja exibida sem formatação alguma, você pode fazê-lo colocando o texto entre as tags <nowiki> e </nowiki>. O texto será exibido sem nenhuma formatação. Por exemplo, se você tiver <nowiki>[[sem formatação]]</nowiki>, você obterá [[sem formatação]].
  7. Sua assinatura, com hora e data: Ao clicar nesse botão ou colocar os seguintes marcadores de formatação: ~~~~ em algum ponto do documento, ele será automaticamente assinado por quem o editou, acrescentando data e hora. Deve ser colocado ao final de todos os artigos. Você então terá algo como:
  8. SOFtran 11h34min de 4 de outubro de 2012 (GMT+3)

  9. Linha horizontal: Esse botão ou a formatação ---- inclui uma linha horizontal. Você pode usar como separador entre seções do documento.




Seções e subseções

Pode-se definir com o botão do Editor WIKI 'Seção de nível 2', Mas podemos estabelecer seções e subseções, manualmente, basta mudarmos os marcadores. Faça da seguinte forma:

== Nova seção (exemplo) ==

=== Sub-seção (exemplo) ===

==== Sub-sub-seção (exemplo) ====


Você obterá:

Nova seção (exemplo)

Sub-seção (exemplo)

Sub-sub-seção (exemplo)

Quando forem identificadas mais de 3 seções, automaticamente o sistema cria o menu de índices.


Listas

Temos diferentes formas de criar listas na wiki. Abaixo veremos como fazê-las:

Listas não-numeradas

Se você quer fazer uma lista não-numerada, você pode fazê-lo usando o marcador * (asterisco). Quanto mais asteriscos forem usados, a tabulação da lista será ainda maior para o lado direito. Por exemplo:

* Lista
** Nova lista
*** Lista menor ainda.


Você obterá algo como:

  • Lista
    • Nova lista
      • Lista menor ainda.


Listas numeradas

No caso de listas numeradas, você pode fazê-lo usando o marcador # (cerquilha, ou sustenido). Quanto mais cerquilhas forem usadas, a tabulação da lista será ainda maior para o lado direito. Ao usar mais de uma cerquilha, você terá um sub-item. Mas lembre-se que a cerquilha deve estar na primeira coluna, o mais à esquerda que for possível.

Por exemplo:

# Item da lista.
## Sub-item da lista
### Sub-item do sub-item da lista.


Você terá a seguinte formatação:

  1. Item da lista.
    1. Sub-item da lista
      1. Sub-item do sub-item da lista.


Combinação de listas

Se você quiser, é possível combinar os marcadores * e # para obter listas combinadas. Veja o exemplo abaixo:

* Esta é uma lista não-numerada.
*# Aqui temos uma lista numerada, só que linkada à de cima.
*#* Aqui, mais um item da lista não-numerada.


Resultará em:

  • Esta é uma lista não-numerada.
    1. Aqui temos uma lista numerada, só que aninhada à de cima.
      • Aqui, mais um item da lista não-numerada.




Formatação de parágrafos

Indentação

Se você quiser destacar um trecho da página, ou fazer indentação, você deve usar o marcador dois-pontos (:). Basta colocar um dois-pontos na frente do parágrafo para ele aumenta a tabulação do texto. Veja o exemplo abaixo:

: Teste de indentação.
:: Mais indentação.
::: Mais indentação ainda.

E você terá:

Teste de indentação.
Mais indentação.
Mais indentação ainda.


Criação de parágrafos

A criação de um novo parágrafo se dá pressionando a tecla ENTER duas vezes no seu teclado. Se você teclar ENTER uma única vez, ao final de cada linha, a wiki entenderá que tudo forma uma linha só, e fará a quebra de linha de acordo com a largura da janela do navegador.

Exemplo:
Isto que você
está lendo, na verdade,
está dividido em quatro
linhas.
Agora temos um novo parágrafo, a partir desse ponto.


O resultado é este:

Isto que você
está lendo, na verdade,
está dividido em quatro
linhas.

Agora temos um novo parágrafo, a partir desse ponto.


Quebras de linha

Você pode fazer quebras de linhas, a partir de qualquer ponto, colocando o marcador <BR> no texto.

Exemplo: Se você está vendo esse <br>
texto, saiba que a partir daqui houve uma quebra de página.


Este é o resultado:

Se você está vendo esse
texto, saiba que a partir daqui houve uma quebra de página.

Títulos

Os títulos são usados para destacar um trecho do texto, e não criar necessariamente uma separação no fluxo do texto da página. Para isso, você deve usar os marcadores ; (ponto-e-vírgula) e : (dois-pontos). Proceda da seguinte maneira:

; Título : Texto abaixo do título.


E você obterá:

Título 
Texto abaixo do título.


Texto não-formatado

Você pode também inserir texto e escolher que ele não seja formatado. Para isto, basta iniciar o parágrafo com um espaço em branco. O texto que vier abaixo, não estará formatado.

Por exemplo, neste caso, o texto não está formatado.


Texto centralizado

Use o par de marcadores <center> e </center>. Proceda da seguinte forma:

<center>Este é um texto centralizado.</center>


E você terá:

Este é um texto centralizado.




Links internos e externos

Criar links para outros artigos dentro do Portal de Conteúdo SOFtran e criar links para páginas da WEB.


Link Interno

Clique no Botão Link Interno do Editor Wiki.


Será apresentada a formatação abaixo. Substitua a frase 'Título do Link', pelo nome da página do Portal de Conteúdo SOFtran. [[Título do link]]

Exemplo:
[[Página principal]]
Será exibido da seguinte maneira:
Página principal


Caso você queira colocar um nome para o link sem ser o nome da página, use um separador | e coloque o apelido após este separador.

Exemplo:
[[Página principal|SOFtran]]


Será exibido da seguinte maneira em forma de link:
SOFtran


Link interno para Capítulo.

Se você deseja colocar um link para um capítulo dentro do mesmo artigo, use a seguinte formatação:

[[Nome do Artigo#Nome do Capitulo|Apelido para ser exibido]]
Exemplo:
...foram criados alguns [[Ajuda:Conteúdos#Modelos de Páginas|modelos de artigos]] já pré-definidos...
Será exibido da seguinte forma:
...foram criados alguns modelos de artigos já pré-definidos...

Link Externo

Clique no Botão Link Externo do Editor Wiki.

Será apresentada a formatação abaixo. substitua a URL exemplo, pelo endereço WEB para redirecionamento. Substitua a frase ' título do link' por um apelido para o link ser exibido.
[http://www.example.com título do link]

Exemplo:
[http://www.softran.com.br SOFtran]
Será exibido da seguinte maneira em forma de link:
SOFtran




Imagens

Enviar imagem para Base

Para inserir uma imagem em um artigo, primeiro ela deve ser enviada para a base de dados do Portal de Conteúdo SOFtran. Para isso, você deve estar logado e então clicar na opção Enviar arquivo, no painel a esquerda do Portal. Após enviar a imagem, copie o nome dela para usar no seu artigo. Veja como funciona:

Página "Enviar Arquivos"

Na página que é aberta você deve clicar no botão Escolher Arquivo e selecionar o diretório onde está a imagem. Selecione a imagem e clique no botão Enviar Arquivo no fim da página. Como visto na imagem abaixo:

Enviar arquivos 2.png


Após a imagem ser selecionada deve ser copiado o nome da imagem para ser inserido no Portal. Espaços em branco devem ser substituídos por underline (_). Como abaixo

Enviar arquivos 3.png



Há ainda alguns detalhes nesta tela que valem a pena serem enfocados:

  • No link lista de arquivos enviados, no início da página, você tem uma lista de todos os arquivos que já foram enviados para a base de dados.
  • No link registro de uploads, você pode listar quais usuários da sua wiki enviaram aquele arquivo.
  • No link registro de eliminações, você tem quem foi que removeu esse arquivo da base.
  • Abaixo, na seção Descrição do arquivo, você pode colocar o nome do arquivo, e uma breve descrição (no campo Sumário). Ambos são facultativos.
  • Por último, na seção Opções de envio, você pode optar por Vigiar este arquivo. Logo, quaisquer alterações e usos que ele tiver, você será notificado.
  • Ao fazer o envio do arquivo para a base, o mesmo irá te informar qual é o novo nome do arquivo, e como você deverá referenciá-lo.


Inserir imagem em artigo

Na imagem anterior foi visto como enviar a imagem. Feito o envio, agora vamos ver como inserir essa imagem em um artigo.

Para inserir uma imagem, após tê-la enviado para o Mediawiki, basta inserir da seguinte forma: [[Arquivo:<nome da imagem>]]. Logo, exemplificando:

[[Arquivo:Mensagem.jpg]] significa que a imagem Mensagem.jpg será inserido naquele ponto, no documento.


Exibição de imagens

Por padrão ao inserir uma imagem ela é exibida em tamanho normal alinhada a esquerda da página. porem ele pode ser formatada para ser exibida no centro, a esquerda e em tamanho diferentes. Também podem ser inseridas legendas para as imagens.

Exemplo de imagem padrão, alinhada a esquerda clicar no botoão imagem no Editor Wiki e inserir o nome da imagem

[[Arquivo:Painel.jpg]]

Será exibida conforme abaixo:

Painel.jpg


Alinhar a Direita:
Use 'thumb'. Será exibida uma caixa com a imagem no lado Direito. Use o separador | para separar do nome do arquivo.

Exemplo
[[Arquivo:STsede.png|thumb|200px|Sede da SOFtran em Joinville-SC]]


Definir tamanho da imagem.
A imagem pode ter seu tamanho de exibição diminuído. Use o separador '|' e defina o tamanho que a imagem deve ser exibida, em pixels.

Exemplo
[[Arquivo:STsede.png|thumb|200px|Sede da SOFtran em Joinville-SC]]


Exemplo de imagem alinhada a Direita, com tamanho reduzido e inserido uma legenda:

[[Arquivo:STsede.png|thumb|200px|Sede da SOFtran em Joinville-SC]]

A imagem da sede da SOFtran é exibida a direita e em tamanho menor:

Sede da SOFtran em Joinville-SC








Modelos de Páginas

Visando facilitar a inserção de artigos, foram criados alguns modelos para servir de orientação na criação de sua página. Seguem abaixo alguns links de modelos e como fazer o uso deles.

Para usar este modelo você deve estar logado e já deve ter sua página criada. Caso ainda não tenha uma página iniciada, ou nao sabe como criar um artigo novo, leia o tópico de como inserir artigos, clicando aqui.

informe na caixa de pesquisa o tópico que deseja. verifique se o mesmo já existe. se existir altere ele inserindo as informações que desejar. não crie tópicos duplicados. Clique no link acima (CTRL+Clique para nova página). Será aberta uma página com um modelo pré-configurado. Clique em Editar e copie todo o conteúdo e cole em sua nova página. prenha com suas informações seguindo as descrições dentro do modelo copiado.




Criando um artigo

Não há um botão específico para ser criado um artigo novo. Isso por que se um artigo já existir, ele deve ser editado e não duplicado. Logo, para criar um artigo, primeiro você deve pesquisar se já existe o assunto que você está procurando ou querendo inserir. Para isso, na Caixa de Pesquisa do canto superior direito do Portal de Conteúdo SOFtran, você deve inserir o assunto que deseja verificar. O sistema irá trazer uma lista de páginas com o tema escolhido. Caso exista uma página com o mesmo título procurado, este link será exibido na cor azul. Se não existir uma página com o mesmo título, então será exibido um link em vermelho, indicando que não existe uma página com aquele título ainda criada. Você pode clicar neste link e será iniciado um novo artigo, podendo ser inserido o conteúdo desejado.

Vejamos um exemplo:


  • Pesquisar página existente

Iniciaremos com uma pesquisa de um artigo que existe na base de dados. Na caixa de pesquisa no canto superior direito, digitamos SOFtran, para pesquisar(Sistema diferencia letras maiúsculas de minúsculas). Então deve-se clicar em PESQUISAR, como na figura abaixo:

Pesquisar artigo


Os sistema traz como resultado um link com o nome SOFtran em azul: "Há uma página com o nome SOFtran nesta Wiki". Se clicar neste link abrirá a página da SOFtran para ser editada. Logo não se pode incluir uma outra página com o nome SOFtran.

Além da página encontrada, o sistema lista outros artigos em que a palavra SOFtran, foi encontrada. Como pode ser visto nas Figuras:

Resultado da pesquisa

Resultado da pesquisa


  • Pesquisar página inexistente

Na caixa de pesquisa, informar o que deseja ser pesquisado. No exemplo, será informado a palavra Ramais. Clicar em pesquisar. Figura abaixo:

Resultado da pesquisa


Após a pesquisa, sistema não encontrou nenhum resultado para o termo Ramais. Logo, é exibindo um link vermelho solicitando para criar a página: "Criar a página Ramais nesta Wiki!"

Resultado da pesquisa


Ao clicar no link para criar a página, o sistema abre a tela com o Editor de Conteúdo, para ser inserido o texto para o Artigo chamado Ramais.

Resultado da pesquisa


  • Criando artigo a partir de modelo

Após ser aberta a tela para escrever o artigo, sugerimos utilizar um dos modelos de artigos para padronizar o uso deste Portal de Conteúdo. Para acessar os modelos, clique com o botão direito sobre o link Ajuda, para ser aberta nova janela com a Ajuda do sistema e os modelos de artigos disponíveis.

Ajuda


No Arquivo de Ajuda, acesso o link Modelos de Páginas. Você será encaminhado para os links com os modelos. Escolha oque melhor atender as necessidades do artigo que pretende publicar. No caso do exemplo, será escolhido o modelo: Artigo.

Modelo

modelo


Acessar a página do modelo, e estando logado no Portal de Conteúdo, clicar em Editar, para ter acesso ao código fonte.

modelo


Abaixo código fonte do modelo Artigo. Copiar todo este código, voltar para a página do artigo Ramais e colar este conteúdo.

modelo


Na página do artigo Ramais, alterar o modelo como desejar. Apagando o que for desnecessário. Na figura abaixo, manteremos a imagem do logo SOFtran e alteraremos o nome do capítulo. Chamaremos de 'Agenda de ramais'. Este modelo não terá um índice, pois não tem mais de 3 capítulos.


Ramais


Após inserir o texto desejado, que no caso do exemplo é uma lista de ramais internos, todo o resto que não for usado pode ser apagado.

Ramais


No final do Artigo, inserir 4 sinais de ~ (~~~~), pata assinar o Artigo. Clicar em Salvar no rodapé da página.

Ramais


Ao salvar, o sistema já abrirá a página para ser vista e revisada. Caso precise de alguma alteração, basta clicar novamente em EDITAR e fazer as alterações necessárias.

Ramais



Dúvidas

Se após ter lido este manual você ainda tiver dúvidas ou quiser fazer sugestões, por favor entre em contato conosco, que ajudaremos no que for possível, para que você e todos continuem colaborando para o crescimento deste Portal de Conteúdo.

  • Portal de Conteúdo
claudinei@softran.com.br






SOFtran - Claudinei da Silva 21h06min de 12 de setembro de 2013 (GMT)