Ventana Serra do Brasil

Consultoria é Fundamental no Processo de Implantação

Um dos processos mais críticos de uma empresa é a implantação do seu ERP. Por isto, o papel do consultor é fundamental. Pois é ele que conhece o sistema e pode indicar para o cliente o melhor caminho a seguir.

Quando a Ventana Serra do Brasil começou o processo de implantação do seu ERP, a expectativa era de modernizar a gestão sem maiores problemas. Segundo Anderson Godinho, gerente de TI, Qualidade e Processos, “Este é um processo que nunca é tranquilo. Muitas coisas podem acontecer em um processo tão grande quanto a implantação de um ERP. Mas com a SOFtran tudo ocorreu dentro do planejado. Tudo dentro das horas estimadas.”

O papel dos consultores foi especialmente decisivo, pois a implantação ocorrida na Ventana Serra do Brasil não seguiu a “ordem padrão”. Pela obrigação legal de emitir o CT-e, a empresa teve que primeiro garantir a sua capacidade de emissão de documentação eletrônica para depois partir para as operações regulares. “Nós tivemos maior urgência por causa da obrigatoriedade do CT-e depois houve uma implantação dos serviços básicos de operação. Agora acontece um refinamento de parametrizações e cadastros”, comenta Anderson.

A Escolha da Empresa Certa

Através de uma série de indicações a Ventana Serra do Brasil chegou à SOFtran. Nas palavras de Anderson: “Conhecíamos uma transportadora que já trabalhava com a SOFtran. Depois de várias análises, e conhecermos melhor o software e escolhemos a SOFtran por apresentar a ferramenta com o melhor custo benefício.”

Mas a vantagem em ter escolhido a SOFtran não ficou apenas no custo benefício. O nível do atendimento prestado, consultoria e suporte, tem agradado bastante. “O Atendimento tem sido muito bom. Tanto pelos consultores Evandro Hespanhol e Rodrigo Brum, que nos visitam, como também pelo suporte remoto.” ressalta Anderson.

Sistema Rodando, Cliente Feliz

Outro fator chave foi a cooperação por parte do cliente. Evandro Hespanhol, um dos consultores do processo de implantação relata que “Tivemos a particularidade das obrigações fiscais com relação à emissão do CT-e e somente 30 dias para uma implantação nada convencional. O envolvimento dos usuários e o apoio da gerência foi fundamental para colocarmos em produção dentro do prazo necessário e com o mínimo de impacto na operação.”.

Em sua fase final de implantação, o sistema SOFtran está rodando na Ventana Serra e já apresenta os primeiros resultados. Para Anderson, o a escolha foi acertada: “Com agilidade e disponibilidade do sistema já estamos utilizando as operações. O Mobile e BI ficaram por último por uma questão de lógica. Estamos bem satisfeitos, pois o que foi proposto é o que está sendo entregue.”.

A Ventana Serra do Brasil atua em todo o sudeste do Brasil e em 2014 ampliará suas atividades para o sul e o nordeste. A empresa faz parte do grupo Arcese especializado em transporte rodoviário, aéreo e marítimo sendo uma das maiores empresas na área. A Ventana Serra adquiriu os produtos TMS, Gestão Financeira, Frota, Contábil Fiscal, Suprimentos, BI, EDI, Portal SOFtran, SPED, WMS.

Conhecíamos uma transportadora que já trabalhava com a SOFtran. Depois de várias análises escolhemos a SOFtran por apresentar a ferramenta com o melhor custo benefício

— Anderson Godinho Ventana Serra do Brasil