CeBIT 2010

 

Hannover, 03 de março de 2010

Hoje foi meu primeiro dia na Cebit – Hannover – 2010. Posso dizer que a primeira impressão foi excelente, pois ela é muito bem organizada, além da quantidade de expositores e área de exposição ser enorme. Acredito que os 3 dias em que estarei visitando esta feira não serão suficientes para ver tudo da forma como eu gostaria – mas com certeza já vi muita coisa interessante.

São 17 pavilhões de exposições, cada um com um tema: Business IT, Internet & Mobile, Navegação & Transporte, TI “verde”, TI Saúde, Parque do futuro, Setor público, Bancário & Finanças, Segurança, Comunicação & redes, Infra-estrutura. Alguns temas ocupam vários pavilhões.

Hoje foi um dia de muita caminhada para tentar conhecer todos os setores da feira (não vi nem metade da feira ainda), para que eu possa identificar assuntos de real interesse e então direcionar um pouco mais minha atenção nos demais dias.

Como ponto negativo, vou citar apenas que várias apresentações, banners e folders estão em Alemão – o que dificulta bastante. A intérprete que acompanha nosso grupo está tendo bastante trabalho. Achei isto estranho para um evento com tantos participantes estrangeiros.

Seguem algunas imagens para ilustrar:

Foto1: Entrada principal da feira

 

Foto 2: Centro de Conferências.

Foto 3: Os monitores 3D estão por toda a parte da feira. Na minha opinião esta tecnologia precisa melhorar bastante ainda, pois não é muito fácil conseguir uma imagem nítida quando se olha para estes monitores.

Foto 4: Mesa com painel sensível ao toque (surface). O software que estava rodando é muito interessante de operar, pois basta colocar um cartão de visitas (que possui uma identificação visual no verso), para que o painel reconheça o cartão e apresente mais informações, permitindo a navegação entre as telas passando os dedos sobre a tela.

 

No mais, muitas soluções para infra-estrutura, virtualização de servidores, armazenamento de dados e computação em nuvem. Também notei que aqui os códigos de barra 2D são muito utilizados, seja nos aeroportos, na feira e em lojas. Muitas soluções em RFID,rastreamento veicular e identificação biométrica também estão sendo apresentadas.

Amanhã tentarei trazer informações mais específicas de soluções que eu achar interessantes.

 

Um abraço.

Comentar

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.