Investimento em Automação de Depósito Melhora Resultados

O uso de tecnologia, com coletores de dados junto com um sistema que faz todo controle de cargas é uma ferramenta poderosa, que evita uma das maiores dores de cabeça de uma transportadora: o extravio de cargas.

A Translovato de Caxias do Sul, RS, obteve resultados expressivos apenas um ano após a implantação. “Reduzimos em 45% o número de erros desde que o uso da ferramenta amadureceu.”, comenta Duarte José Paniz, Gerente de TI da empresa.

O Automação de Depósito proporciona um controle altíssimo sobre a movimentação de cargas e de maneira muito simples. Utilizando a integração com o sistema, o coletor de dados avisa o conferente sobre qualquer irregularidade com a carga: desde envio ao destino errado até excesso no valor do transporte. “O aparelho registra a data, o horário e a matrícula do conferente, seja carregamento, entrega ou coleta. Facilita o destino certo da carga e garante a produtividade de cada um”, ressalta Everaldo, Gerente de TI da Transportadora Mann.

A adaptação ao uso do coletor é tão fácil quanto o seu funcionamento. Everaldo comenta que “o Automação de Depósito da agilidade nos processos do armazém, pois nos possibilita a verificação de uma carga em minutos. Nossa equipe operacional hoje jamais voltaria ao trabalho manual de anos atrás.”.

Na Transportadora Risso de Barra Bonita, SP, o resultado do uso do Automação de Depósito gerou uma redução de 60% no impacto dos extravios sobre faturamento da empresa, mesmo com apenas 85% da sua implantação finalizado. “Diminuímos muito o extravio. E mesmo quando o erro acontece, fica fácil rastrear por causa do log.”, comenta Marcos.

A economia gerada pelo controle automatizado, e consequentemente mais preciso, de movimentação de cargas supera os “gastos” de aquisição e implantação. O retorno sobre o investimento pode acontecer em questão de meses.

Para Duarte, da Lovato, “O investimento valeu a pena. Não só pela economia gerada, que já pagaria pelo produto, mas também, com a melhoria na qualidade do serviço entregue ao cliente.”.

Comentar

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.