Arquivo da Categoria ‘CeBIT 2010’

CeBIT 2010

Domingo, 7 de Março, 2010

Hannover, 06 de Março de 2010.

Chegou ao fim nossa participação na CeBIT 2010. Os últimos 2 dias foram muito movimentados na feira, com praticamente o dobro de pessoas visitando a feira, em comparação ao dia anterior. Infelizmente não consegui postar notícias no segundo dia de feira, devido à problemas técnicos – um bom acesso à internet não é tão trivial aqui quanto é no Brasil. Ponto para nós neste quesito. J

Nestes dias de feira, tenho notado uma adoção massiva de telas TouchScreen (sensíveis ao toque). Não me lembro deter visto em alguma lanchonete, restaurante ou loja – um teclado “normal”. Muitas empresas na feira estavam oferecendo estes dispositivos, que já não parecem ser novidade aqui na Alemanha, mas que no Brasil não vemos com tanta frequência – exceto talvez em caixas eletrônicos . Acredito que para algumas aplicações estas telas facilitam bastante a utilização do software – vale a pena considerar esta opção para algumas situações.

 


Foto 1: Visitantes testando as telas sensíveis ao toque. Muitos estandes estavam demonstrando telas deste tipo, de vários tamanhos e acabamentos diferentes para cada tipo de utilização.

 


Foto 2: Experimentei o surface. A interface é muito intuitiva e oferece uma boa experiência ao usuário. Acho que vamos começar a ver cada vez mais estes dispositivos .

 

Também pude notar uma grande quantidade de empresas oferecendo produtos RFID, desde etiquetas para roupas (etiquetas que podem ser lavadas) até plaquetas bastante resistentes para a utilização em veículos. As demonstrações que vi foram bem interessantes e vejo que esta tecnologia está amadurecendo e o custo das etiquetas e leitores deve baixar pelo aumento de sua oferta e utilização.

 

Foto 3: Veículo demonstrando aplicações de RFID em suas partes.

 

Foto 4: Placa do veículo com dispositivo RFID.

O pavilhão exclusivo para Transportes, Automotivos & Navegação deixou a desejar na minha opinião. Haviam muitos estandes demonstrando dispositivos de navegação automotivos, módulos GPS, antenas, etc – nada muito diferente do que já conhecemos. Eu esperava encontrar pelo menos alguma novidade para o setor neste pavilhão da feira, mas a única coisa que me chamou um pouco a atenção foi uma solução para acompanhamendo da condução do veículo através de uma câmera na cabine, e um software para acompanhar com imagens o próprio motorista, a visão da rodovia e informações como velocidade, sentido de deslocamento e um gráfico com indicação de trepidação do veículo e variação da velocidade.

 

Seguem mais algumas fotos de pontos interessantes da feira:

e
Foto 5: veículo da Google para captura de imagens 360 graus para recursos Street View .

 

 


Foto 6: Nota-se a precocupação crescente com o meio ambiente, pela quantidade de carros elétricos que estavam em exposição na feira.


Foto 7: Bracelete rastreado

 

Foto 8: Debate sobre o futuro da internet.

 

A participação da SOFtran nesta feira foi muito importante para que estejamos em contato com tecnologias de ponta e últimas novidades e tendências em diversos setores. A troca de informações com empresas de desenvolvimento de aplicativos, de software de gestão e de hardware nos auxiliarão como fonte de conhecimento para oferecer soluções para nossos clientes.

 

Um abraço.

 

 

 

CeBIT 2010

Quinta-feira, 4 de Março, 2010

 

Hannover, 03 de março de 2010

Hoje foi meu primeiro dia na Cebit – Hannover – 2010. Posso dizer que a primeira impressão foi excelente, pois ela é muito bem organizada, além da quantidade de expositores e área de exposição ser enorme. Acredito que os 3 dias em que estarei visitando esta feira não serão suficientes para ver tudo da forma como eu gostaria – mas com certeza já vi muita coisa interessante.

São 17 pavilhões de exposições, cada um com um tema: Business IT, Internet & Mobile, Navegação & Transporte, TI “verde”, TI Saúde, Parque do futuro, Setor público, Bancário & Finanças, Segurança, Comunicação & redes, Infra-estrutura. Alguns temas ocupam vários pavilhões.

Hoje foi um dia de muita caminhada para tentar conhecer todos os setores da feira (não vi nem metade da feira ainda), para que eu possa identificar assuntos de real interesse e então direcionar um pouco mais minha atenção nos demais dias.

Como ponto negativo, vou citar apenas que várias apresentações, banners e folders estão em Alemão – o que dificulta bastante. A intérprete que acompanha nosso grupo está tendo bastante trabalho. Achei isto estranho para um evento com tantos participantes estrangeiros.

Seguem algunas imagens para ilustrar:

Foto1: Entrada principal da feira

 

Foto 2: Centro de Conferências.

Foto 3: Os monitores 3D estão por toda a parte da feira. Na minha opinião esta tecnologia precisa melhorar bastante ainda, pois não é muito fácil conseguir uma imagem nítida quando se olha para estes monitores.

Foto 4: Mesa com painel sensível ao toque (surface). O software que estava rodando é muito interessante de operar, pois basta colocar um cartão de visitas (que possui uma identificação visual no verso), para que o painel reconheça o cartão e apresente mais informações, permitindo a navegação entre as telas passando os dedos sobre a tela.

 

No mais, muitas soluções para infra-estrutura, virtualização de servidores, armazenamento de dados e computação em nuvem. Também notei que aqui os códigos de barra 2D são muito utilizados, seja nos aeroportos, na feira e em lojas. Muitas soluções em RFID,rastreamento veicular e identificação biométrica também estão sendo apresentadas.

Amanhã tentarei trazer informações mais específicas de soluções que eu achar interessantes.

 

Um abraço.

SOFtran na CeBIT 2010

Quarta-feira, 24 de Fevereiro, 2010

 

Este ano a SOFtran irá visitar a CeBIT 2010 (02/03 à 06/03/2010 – Hannover-Alemanha), a maior feira do mundo de Tecnologia Digital e Soluções de Telecomunicações.

Nosso objetivo é conhecer novas tecnologias e tendências para podermos melhorar cada vez mais nossos produtos, além de oferecer novas soluções aos nossos clientes.

Alguns números da CeBIT em 2009:

  • 4.300 expositores de 69 países
  • 400.000 visitantes de 77 países
  • 200.000 metros quadrados de área de exposição
  • 6.000 jornalistas credenciados
  • 7 bilhões de Euros em volume de negócios


Maiores informações sobre a feira podem ser encontradas em:
http://www.cebit.de

 


Fábio Alessandre de Souza
Diretor de Tecnologia
SOFtran Informática do Transporte